Limpeza Ultrassônica e suas Vantagens

A Limpeza ultrassônica utiliza o ultrassom, ou seja, vibrações no ar que vão além dos limites sonoros, essas vibrações são imperceptíveis pelo ser humano.

O que é Ultrassom?

O ultrassom utiliza de ondas mecânicas, acústicas, eletromagnéticas e longitudinais que percorrem por toda a matéria a ser limpa, desenvolvendo-se de modo que interaja com a substância e mostre suas peculiaridades, bem como os seus aspectos.

As frequências ultrassônicas são geradas através de trasdutores, por isso, são sistemas capazes de converter um tipo de energia em outra.

No caso dos métodos ultrassônicos, em síntese são transformados de forma mútua, energia elétrica em mecânica.

Formado por ondas de grande extensão, o som de frequência é distribuído por meio de matérias líquidas e sólidas. Por isso, as diferentes velocidades de propagação variam de acordo com a matéria que está sendo analisada, da passagem de um meio para o outro, sofrendo uma grande diminuição da intensidade do sinal em consequência dos efeitos de absorção, reflexão e dispersão.

O desenvolvimento dos métodos de utilização do ultrassom é aprimorado e tem por objetivo satisfazer as necessidades do ser humano, a fim de transmitir informações por meio de ondas sonoras.

Em diversas áreas tecnológicas, é utilizado para detectar objetos, medir determinadas distâncias, encontrar falhas em estruturas e, nos parques industriais, é usado para aceleração de processos químicos e para a higienização de utensílios e equipamentos.

A técnica de higienização por meio de ultrassom é mais um emprego de suas funcionalidades.

A aplicação desses procedimentos tem superado as expectativas de consumidores da área de maneira surpreendente.

Os diversos formatos e as capacidades que possuem em comportar a matéria adequam-se à necessidade da área tecnológica interessada em aderir o processo.

Existem alguns modelos que, com a finalidade de oferecem uma assistência maior na atividade, possuem algumas opções de aquecimento, e cronômetros mecânicos ou digitais, garantindo sucesso no resultado do sistema de limpeza industrial, farmacêutica e biomédica.

A limpeza por ultrassom

O processo de limpeza através do ultrassom tem como objetivo principal a redução da exposição ocupacional a agentes microbianos em peças e equipamentos.

Proporcionando assim melhorias no processo de apuração e aumento na produtividade.

O método de lavagem e enxágue do equipamento remove microrganismos fazendo com que ocorra a diminuição eficiente da existência de carga microbiana.

As ondas ultrassônicas são produzidas através de um gerador e um transdutor.

Portanto seu processo consiste no intervalo de frequência de ondas entre 20.000 a 100.000 ciclos por segundo, exigindo-se a faixa de frequência de 20.000 a 50.000 ciclos a mais empregadas para o processo de limpeza.

As lavadoras ultrassônicas são indicadas para o processo de purificação de equipamentos assim como, industriais de autopeças, montadoras, indústrias farmacêuticas, indústrias de alimentos e bebidas. Além de instrumentos convencionais, laboratoriais e clínicos.

A Limpeza ultrassônica se dá por meio da cavitação, ou seja, processo que consiste em bolhas microscópicas geradas pelo contato entre a água, o uso da solução de higiene adequada e a frequência do ultrassom.

A dissolução e reação são fatores que devem ser considerados no processo da limpeza de resíduos.

Igualmente é de grande importância conhecer os componentes do agente de purificação.

A ficha técnica de segurança, bem como a tensão superficial da água, a temperatura, as frequências e as potências das ondas.

A tensão superficial da água pode ser reduzida de acordo com a utilização adequada do detergente associado ao método de lavagem. Esse recurso exige menos energia no sistema de cavitação das bolhas. Quando a temperatura do equipamento está entre 55oC a 70oC, o resultado de higienização é mais eficiente.

No que se refere à frequência e às potências das ondas, o valor da repetição ideal é de 20.000 ciclos por segundo para limpeza pesada, assim como, para a limpeza de partículas menores, a frequência alterna em torno de 80 kHz.

Vantagens
  • Resultados mais eficientes e seguros: Esse método de limpeza possui a capacidade de atingir os poros da superfície e as áreas mais difíceis de serem alcançadas, proporcionando assim mais eficiência e rapidez na eliminação da sujeira, agilizando o processo de esterilização.
  • Maior tempo de vida útil dos instrumentos: Esse método de lavagem diminuir e muito a possibilidade de desgastes dos instrumentos utilizados nessa técnica de limpeza, pois a lavadora não os coloca em atrito durante a lavagem, diferente do processo de lavagem manual.
  • Fim dos processos manuais: Além de diminuir os riscos inerentes que uma lavagem de instrumentos hospitalares de forma manual pode oferecer a um individuo, a Limpeza ultrassônica reduz os gastos com capacitações de colaboradores em decorrência aos avanços tecnológicos. As lavadoras ultrassônicas tornam o processo mais higiênico visto que não há contato humano com as peças a serem limpas, além da significativa redução de dispêndio com recursos humanos, pois a sequência é automatizada.

Nesse sentido, essa automação diminui e muito os erros com o uso inadequado de insumos.

Garantindo assim os parâmetros em todas as fases do processo, evitando acidentes que poderiam ocorrer devido ao uso inadequado da dosagem de produtos, e consequentemente o desperdício de materiais.

Essas características são de extrema importância para o entendimento do quanto as lavadoras tornam o processo mais eficiente e satisfatório.

Diminuição de gastos e adoção de recursos sustentáveis

A tomada de decisões aliadas á boas práticas de sustentabilidade são indispensáveis para as empresas que querem se destacar, ou seja, desenvolvimento econômico adaptado aos métodos de interação com o meio ambiente são o que chamamos de indústrias 4.0.

Portanto além de resultar na diminuição evidente no consumo e desperdício de água, o processo de limpeza por ultrassom interfere na redução do lapso temporal necessário para a conclusão da atividade e na economia de produtos químicos, antes utilizados nas atividades manuais.

Como ação de sustentabilidade empresarial, essas análises positivas de diminuição de recursos contribuem para resultados que visem ao respeito pelo meio ambiente.

Da mesma forma promove o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Eliminação das contaminações hospitalares causadas por instrumentos mal lavados

O poder da alta temperatura no método da Limpeza ultrassônica auxilia no combate a infecções clínicas e hospitalares.

Portanto esse processo, se aliado a outros meios de destruição das cargas microbianas, garantem a máxima efetividade, eliminando assim as chances de contaminação de pacientes e profissionais causados por instrumentos mal higienizados.

A Sanders do Brasil possui soluções para biossegurança, como autoclaves, lavadoras ultrassônicas, reprocessadoras de endoscópios, termodesinfectoras, entre outros, todos equipamentos destinados a segurança do paciente e dos operadores.
Conheça nossas linhas de produtos, acesse nosso site: www.sandersdobrasil.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *