Lavadoras Ultrassônicas | Benefícios e Automatização

Lavadoras Ultrassônicas | Benefícios e Automatização

O processo de limpeza é sem dúvida um dos passos mais críticos no reprocessamento de materiais médicos utilizados em hospitais e postos de saúde. Por isso o uso das Lavadoras Ultrassônicas tem garantido que o processo de desinfecção e esterilização dessas ferramentas seja total. Garantindo assim a efetividade do processo e evitando qualquer tipo de contaminação.

Nesse processo uma série de questões precisam ser analisadas, e a principal delas é a garantia da remoção de microrganismos que podem estar presentes nesses materiais.

Uma possível contaminação dessas ferramentas, que são reutilizáveis é sem dúvida uma grande preocupação para os responsáveis pela segurança da saúde e do bem-estar das pessoas que irão utilizar esses materiais. Por isso alguns processos foram adotados, assegurando de forma definitiva a qualidade da esterilização.

Uma dessas medidas tomadas foi a utilização da limpeza automatizada.

Esse método de limpeza diminui e muito as chances de contaminação cruzada entre pacientes e tem tornado o dia a dia dos profissionais de saúde muito mais eficaz.

O processo de limpeza automatizado acontece através das Lavadoras Ultrassônicas, que além de oferecer benefícios como a padronização dos ciclos de limpeza, garantem também as ações mecânicas em espaços de difícil acesso.

Além disso elas ainda parametrizam o processo de higienização, garantindo e documentando a efetividade da limpeza dos materiais que serão reutilizados de forma limpa e segura.

Como as Lavadoras Ultrassônicas funcionam na prática?

As Lavadoras Ultrassônicas produzem através de ondas ultrassônicas, milhões de bolhas que, se expandem, e implodem.

Essa implosão gera áreas de vácuo que provocam o deslocamento da sujeira presente na superfície dos materiais higienizados, esse processo e conhecido como cavitação.

Esse processo possibilita a remoção de sujeiras de forma muito mais eficaz em toda a superfície do material que está sendo trabalhado.

Principalmente em áreas menores que são de difícil acesso, e tornariam o processo manual muito mais difícil e menos eficaz.

Fim do Processo Manual

O usa das Lavadoras Ultrassônicas colocou um fim no processo manual de higienização desses materiais.

Houve a diminuição dos riscos de contaminação, o processo se tornou muito mais seguro e higiênico visto que o colaborador não entra mais em contato direto com as peças higienizadas.

Além disso as Lavadoras Ultrassônicas reduzem e muito o tempo de processamento, já que a sequencia das Lavadoras Ultrassônicas são automatizadas.

Lavadoras Ultrassônicas e a Automatização do Processo

Outra vantagem das Lavadoras Ultrassônicas é a automatização do processo.

Com processos automatizados diminui em quase 100% as chances de erros com o uso inadequado de insumos, garantindo que os parâmetros sejam mantidos do começo ao fim do processo.

É possível evitar também possíveis acidentes que podem ocorrer devido ao uso inadequado da dosagem de materiais de higienização. Ao mesmo tempo evita qualquer desperdício de material de limpeza garantindo resultados mais eficientes e satisfatórios.

A Sanders do Brasil possui soluções para biossegurança, como autoclaves, lavadoras ultrassônicas, reprocessadoras de endoscópios, termodesinfectoras, entre outros, todos equipamentos destinados a segurança do paciente e dos operadores.
Conheça nossas linhas de produtos, acesse nosso site: www.sandersdobrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *