Você sabe a diferença entre a limpeza e desinfecção?

Aprenda sobre a Lavadora Ultrassônica e a Termodesinfectora, e saiba qual delas recomendar aos seus clientes, assim como as principais diferenças entre a limpeza e desinfecção.

Lavadora Ultrassônica e Termodesinfectora causam muitas dúvidas durante o processo de entendimento sobre a limpeza e desinfecção.

Dúvidas bem como “qual equipamento utilizar” ou “é necessário os dois?” são muito comuns no ambiente hospitalar!

O processo desenvolvido para efetuar a descontaminação dos instrumentais hospitalares é constituído por 03 processos:limpeza, desinfecção e esterilização.

Limpeza

limpeza é o primeiro passo do ciclo de processamento de artigos, sendo também o mais importante. Este processo consiste na remoção da sujidade orgânica e inorgânica (sangue, secreções, fezes) utilizando água, sabão ou detergente enzimático.

A falha ou execução incorreta da limpeza pode dificultar ou até mesmo impedir os processos seguintes, pois a sujidade funciona assim como uma barreira de proteção natural aos microorganismos.

O processo de limpeza pode ser feito manual, porém torna-se repetitivo e cansativo. Por isto, a limpeza automatizada pode ser feita através da Lavadora Termodesinfectora e a Lavadora Ultrassônica.

Desinfecção

desinfecção é o processo de eliminação total ou parcial da carga microbiana dos artigos. Esta etapa é feita pela Lavadora Termodesinfectora.
Por efetuar uma desinfecção de alto nível, os artigos que passaram pela limpeza dentro da Termodesinfectora foram também desinfectados, não necessitando da realização de outro processo (semi-críticos).

Os artigos submetidos ao processo de limpeza na lavadora ultrassônica, seguirão para a autoclavagem.

esterilização, assim como citado acima, é o processo de destruição de todos os microorganismos através de vapor saturado, a tal ponto que não seja mais possível detectá-los.

Dicas sobre a Lavadora Ultrassônica e Termodesinfectora
  • O material pode ser lavado e desinfetado ou lavado e esterelizado, mas não os três processos. Isto porque apenas dois dos procedimentos são necessários para garantir a destruição das vidas microbiológicas existentes.
  • As lavadoras ultrassônicas não realizam a termodesinfecção, um dos motivos que um equipamento não substituir o outro. Não podemos nos esqucer das bitolas das canulas e da RDC15.
  • Preparamos para você um e-mail completo com conceitos importantes sobre a limpeza e desinfecção, além de mais informações sobre a Lavadora Termodesinfectora e a Lavadora Ultrassônica.

A Sanders do Brasil possui soluções para biossegurança, como autoclaves, lavadoras ultrassônicas, reprocessadoras de endoscópios, termodesinfectoras, entre outros, todos equipamentos destinados a segurança do paciente e dos operadores.
Conheça nossas linhas de produtos, acesse nosso site: www.sandersdobrasil.com.br

One thought on “Você sabe a diferença entre a limpeza e desinfecção?

    1. Olá José Augusto, ficamos muito felizes com seu retorno, continue acompanhando nosso Blog e nossas redes sociais para mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *