IOT na CME

O impacto das novas tecnologias digitais na gestão da Central de Materiais e Esterilização

Desde o início da pandemia, o principal conselho que ouvimos é lavar as mãos e higienizar o meio ambiente, tudo para evitar a disseminação do Covid-19. No ambiente hospitalar, essa prática tem se tornado muito comum, principalmente pelo risco de infecção associado ao atendimento médico (IRAS).

De acordo com o Ministério da Saúde, somente em 2019, o IRAS atingiu 14% das internações hospitalares no Brasil. Portanto, a Central de Materiais e Esterilização, CMEs tornaram-se mais importantes no controle da prevenção de produtos de saúde essenciais (como dispositivos médicos e injeções que devem estar livres de microorganismos quando usados). Além disso, existem outras áreas importantes que estão sob risco de infecção, como salas de cirurgia e unidades de terapia intensiva.

Quando se trata da tecnologia de desinfecção de produtos médicos semicríticos no mercado, existem alguns sistemas que podem realizar automaticamente os ciclos de limpeza e desinfecção avançada de endoscópios flexíveis .Esse tipo de maquinário aumenta a produtividade e melhora a conformidade. No segmento de esterilização, o processo tecnológico utilizando gás plasma de peróxido de hidrogênio tem bastante destaque, pois é um método inovador e, atrelado com sistemas automatizados, consegue trazer segurança, tanto para o paciente, como para equipe médica. Vale ressaltar que, este tipo de processo tecnológico faz a esterilização a baixa temperatura, ser a única indicada para os casos de cirurgias robóticas.

Mais do que isso, as aplicações que contém uma inteligência artificial tendem a melhorar ainda mais o sistema de saúde, pois oferecem uma oportunidade única para que a maioria dos dados sejam analisados, permitindo que a saúde em geral faça-se mais preditiva e precisa.

Dentro desse cenário tecnológico na área da saúde é preciso destacar também a “Internet das Coisas” na medicina. Assim como a inteligência artificial, a IoT pode gerar uma grande quantidade de dados e permitir o rastreamento de informações. Um exemplo muito importante nesse momento que vivemos, é que através dessa nova tecnologia, existem sistemas que, acoplados aos dispositivos conectados, avaliam por exemplo, se as mãos de profissionais da área da saúde estão com as mãos infectadas ou não. Isso auxilia também na não ocorrência de possíveis infecções hospitalares.

A integração dessas informações também pode ser vista no rastreamento do instrumento, que é um processo de registro de dados como data, lote, quantidade, destino e usuário. Dessa forma, todas as etapas do processo, desde a limpeza até o uso, podem ser monitoradas. Um processo de rastreabilidade bem executado pode garantir ao hospital que todas as orientações metodológicas, como limpeza, desinfecção, preparo e esterilização, foram realizadas de acordo com as normas previamente estabelecidas pelo comitê. Além disso, esse tipo de controle auxilia nas estatísticas de consumo e no controle de estoque, além de gastar com materiais pouco utilizados, também evita possíveis solicitações desnecessárias.

Portanto, concluímos que novas tecnologias como a inteligência artificial e a Internet das Coisas são muito importantes. Além de auxiliar os pacientes por meio de dispositivos médicos, esses dispositivos podem monitorar e enviar mensagens para a equipe de enfermagem ou especialistas de plantão quando necessário, o que é muito importante para os sistemas de saúde.

 A nova solução é vital para todos os departamentos do hospital. Outro bom exemplo é a aplicação da telemedicina no cotidiano de pacientes e médicos, que foi criada com o uso de tecnologias de informação e comunicação. Claro, podemos dizer que a nova tecnologia abriu uma nova perspectiva para o sistema de saúde, tornando o sistema de saúde cada vez mais distante das infecções hospitalares.

A Sanders do Brasil é referencia em produtos de alta tecnologia para Central de Materiais e Esterilização, CMEs, com produtos destinados ao controle de infecções, entre em contato e conheça nossas soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.