Clínica Veterinária, e os equipamentos de biossegurança.

Se você deseja adquirir uma Clínica Veterinária, saiba que precisará de alguns equipamentos básicos para garantir primeiramente a biossegurança dos colaboradores da empresa e dos pets que serão atendidos diariamente nela.

Mercado pet no Brasil

O mercado pet no Brasil tem crescido de forma assustadora, desse modo, empreendedores de todo o País tem apostado nesse ramo, visto que investir em um pet shop ou em uma Clínica Veterinária tem se tornado cada vez mais viável diante do cenário nacional.

Mas lembre-se, entender sobre a gestão e os processos desse tipo de mercado, bem como a disponibilidade de produtos e equipamentos para uma Clínica Veterinária é indispensável, só assim é possível saber como e onde colocar seus investimentos de forma correta e segura.

O mercado de Clínicas Veterinárias tem movimentado cerca de 15 bilhões de reais por ano, e surpreendentemente tem apresentado um crescimento constante de 17% ao ano. Contudo o que se explica é que, atualmente o Brasil possui uma população de cães e gatos estimada em 78,1 milhões de animais, onde 54,2 milhões são cães e 23,9 milhões são felinos. Isso, sem contar as outras espécies de animais de estimação, que encontramos no Brasil.

Gestão e entendimento do negócio

Portanto antes de empreender nesse ramo é preciso entender que assim como qualquer outra Clínica, a Veterinária requer o investimento em equipamentos indispensáveis para garantir o cumprimento das normas de biossegurança. Dessa forma ter em mãos um plano de negócio pode auxiliar e muito para identificar as fraquezas dos concorrentes e fazer a diferença nesse mercado.

Com a visualização clara do público-alvo, é possível entender as necessidades existentes e estabelecer metas, prazos e projeções financeiras.

Além disso um bom plano de negócio possibilita o estudo da concorrência, possibilitando as melhores escolhas em estrutura, bons equipamentos, produtos e serviços, para poder ultrapassá-las na preferência do público.

Nesse sentido outro ponto muito importante na hora de empreender, é a escolha dos melhores fornecedores e prestadores de serviços, essa escolha bem-feita consequentemente garante a qualidade dos serviços que você irá oferecer no futuro, um bom fornecedor pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Espaços funcionais de uma Clínica Veterinária

Alguns dos requisitos básicos estruturais que uma Clínica Veterinária deve conter são: recepção, consultas de emergência assim como as previamente agendadas, internações, salas de pós-operatórios e uma estrutura preparada para o armazenamento e descarte de materiais diversos, visando sempre a biossegurança de todos.

Equipamentos de biossegurança para Clínicas Veterinárias

Como já vimos, as Clínica Veterinária assim como as clínicas e hospitais humanos, necessitam de uma série de equipamentos de segurança, tanto para que o licenciamento sanitário seja aprovado, quanto para o bom funcionamento e garantia da qualidade no atendimento. Dentre os equipamentos de biossegurança que são essenciais para qualquer clínica veterinária estão:

  • Autoclaves;
  • Lavadoras ultrassônicas;
  • Seladoras;
  • Geladeira, freezer e cooler para armazenamento de medicações e vacinas.
Qualidade no atendimento

Esses equipamentos são de exigência básica para licenciamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a finalidade de garantir a higienização de forma correta de equipamentos e roupas utilizadas.

Esses equipamentos não apenas são essenciais para garantir a qualidade da higienização, como também são essenciais para o armazenamento dos equipamentos, evitando o risco de contaminação.

Além dos equipamentos básicos exigidos para o licenciamento, podemos listar outros como:
  • Macas;
  • máquinas de tosa;
  • instrumentos cirúrgicos;
  • estetoscópio, oftalmoscópio, otoscópio e laringoscópio;
  • broncodilatadores;
  • aparelhos de ultrassonografia e radiografia;
  • uniformes;
  • kits para atendimento de emergência;
  • medicações e vacinas;
  • produtos de higiene e limpeza, toalhas e outros materiais descartáveis.

A Sanders do Brasil possui soluções para biossegurança, como autoclaves, lavadoras ultrassônicas, reprocessadoras de endoscópios, termodesinfectoras, entre outros, todos equipamentos destinados a segurança do paciente e dos operadores.
Conheça nossas linhas de produtos, acesse nosso site: www.sandersdobrasil.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *