Vantagens da esterilização em autoclaves para manicure e pedicure

A manicure e pedicure precisa ter cuidados fundamentais e obrigatórios para que seus materiais de trabalho não transmitam doenças. Entre eles estão a esterilização por autoclave.

Autoclave Para Manicure

A manicure e pedicure, por atender a uma vasta clientela, precisa ter o máximo de cuidados (fundamentais e obrigatórios) para que seus equipamentos não transmitam doenças como, micoses, hepatite B e C, bactérias, e até mesmo o vírus HIV (Aids), de uma cliente para outra. Para que esse problema seja resolvido, ela deverá tomar cuidados quanto a esterilização do material utilizado no seu trabalho.

Existem vários tipos de aparelhos e meios utilizados na esterilização de equipamentos, mas o mais indicado é a autoclave. A autoclave, para quem não sabe, esteriliza os materiais por vapor saturado (como se fosse uma panela de pressão), no entanto, muitas manicures não conhecem a fundo como deve ser feita a limpeza e higienização dos mesmos antes de colocá-los para esterilizar.

Por que é recomendado esterilizar os instrumentos em autoclave?
A autoclave é o equipamento mais indicado para a esterilização de instrumentos em serviços de saúde porque é mais seguro, mais rápido e permite maior controle do processo.

Quais são as vantagens da esterilização em autoclaves para as manicures?
Muitas clientes gostam de levar o seu próprio ‘Kit” individual de instrumentos. Entretanto, pode ser um pesadelo para as manicures! Isto porque as clientes, na maioria das vezes, não higienizam imediatamente os alicates ou não o fazem de maneira adequada danificando o instrumento. Um outro problema é que os alicates não são sistematicamente amolados (afiados) e isso definitivamente compromete o seu trabalho.

E qual o benefício para salão de beleza?

Além de você evitar doenças como Hepatites B, C e Aids, os seus clientes reconhecem quando um profissional busca a excelência em seus serviços e trazem cada vez mais clientes. Sem dúvida, um ciclo positivo de sucesso e prosperidade.

É obrigatório por lei utilizar autoclave nos salões de beleza?
Desde 2012, há uma lei federal que reconhece várias profissões da área da beleza entre elas, a de manicure. Dessa forma, ficou definida a responsabilidade  desses profissionais pela esterilização de seus instrumentos. Existem leis estaduais que já exigem o uso da autoclave pelos salões de beleza. 

O uso da autoclave em salões de beleza é uma tendência nacional.  Por isso, já esta sendo exigida pela vigilância sanitária, mesmo onde ainda não existe uma legislação específica. 

As autoclaves fazem todo o processo, sendo desnecessária a intervenção humana entre as etapas. Basta, então, higienizar os materiais adequadamente, embalá-los e depois leva-los a autoclave.

Portanto, exija kits descartáveis e materiais esterilizados. Caso a sua manicure não os ofereça, tenha você mesma o seu próprio material.

Acesso nosso Blog ou entre em contato conosco e descubra como podemos lhe ajudar.

One thought on “Vantagens da esterilização em autoclaves para manicure e pedicure

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *