Autoclave: como funciona a Autoclavagem?

Autoclave é utilizada para a esterilização de utensílios odonto e médico-hospitalares, e é extremamente importante, pois permite que antes ou depois do uso desses utensílios, eles estejam totalmente limpos para assim evitar problemas bem como infecções, por exemplo.

Esse processo consiste na Autoclavagem.

Autoclavagem

A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar. Ele que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.

O processo feito pela Autoclave inclui ciclos de compressão e de descompressão de forma a facilitar o contato entre o vapor e os materiais contaminados.

Os valores usuais de pressão são da ordem de 3 a 3,5 bar e a temperatura atinge até 135ºC.

Tendo a vantagem de ser relativamente simples e poder ser utilizada para esterilizar diversos tipos de materiais hospitalares.

A Autoclavagem é composta basicamente das seguintes operações:
  • Pre-vácuo. Criam-se condições de pressões negativas de forma que, na fase seguinte, o vapor entre mais facilmente em contacto com os materiais a serem esterilizados.
  • Admissão de vapor. Introdução de vapor na autoclave, seguido do aumento gradual da pressão, de forma a criar condições para o contacto entre a água superaquecida e os materiais, e para facilitar sua penetração nos invólucros, dando acesso a todas as superfícies.
  • Esterilização. Manutenção de temperaturas e pressões elevadas durante determinado período de tempo, ou seja, até se concluir o processo. De acordo com a carga, o especialista define o tempo e a temperatura de cada ciclo.
  • Exaustão lenta. Libertação gradual do vapor que passa por um filtro com poros finos o suficiente para evitar a passagem de qualquer microrganismo para o exterior da autoclave e permitir a diminuição gradual da pressão até que seja atingida uma atmosfera.
  • Arrefecimento da carga. Arrefecimento da carga até uma temperatura que permita a retirada dos materiais da autoclave.
  • Descarte do condensado. A utilização do vapor na Autoclavagem dá origem à formação de um efluente. Ele deverá ser descarregado numa estação de tratamento e liberado assim como um efluente doméstico.
Instalação da Autoclave

Para que o processo de Autoclavagem seja perfeito, a autoclave precisa ser instaladas de acordo com as recomendações técnicas estabelecidas pelas empresas que a fabricaram, para que, dessa forma, funcione corretamente.

Para que uma autoclave trabalhe bem para atender a demanda, é preciso avaliar a sua capacidade, pois, só assim será possível obter um parâmetro confiável para relacionar o seu tamanho em relação à demanda existente.

É possível contar com a Sanders do Brasil para obter autoclaves que operem sempre de acordo com o esperado.

A Sanders oferece produtos que possuem durabilidade, qualidade e eficiência para sempre atender as demandas de seus clientes de forma assertiva.

As Autoclaves Sanders do Brasil atendem às normas da Anvisa e efetuam a esterilização, mantendo a qualidade dos instrumentais. As Autoclaves Odontológicas Sanders operam com temperaturas até 134°C e até 21L de capacidade.

A Sanders do Brasil possui soluções para biossegurança, como autoclaves, lavadoras ultrassônicas, reprocessadoras de endoscópios, termodesinfectoras, entre outros, todos equipamentos destinados a segurança do paciente e dos operadores.
Conheça nossas linhas de produtos, acesse nosso site: www.sandersdobrasil.com.br

One thought on “Autoclave: como funciona a Autoclavagem?

  1. Boa tarde sou cidade de Caruaru .pe gostaria ser técnico autorizado pois tenho micro empresa tenho minha assistência técnica a mais de 20 anos tenho como referência Dr Paulo maciel inclusive estou com autoclave deli na minha loja tó com um pouco de dificuldade de entrar em contato com vocês si possível tenho endereço de vendas já vendi Dani a tlante é assistência 25 anos mais desgosto não quis mais sempre que tem curso aqui em Pernambuco sou convidado graças a deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.